topo
linha2


Fotogaleria
   

» Home » Eventos » Divino » Festas do Divino Espírito Santo
- Império de São Pedro de Cambridge no Ontário


Festas do Divino Espírito Santo
Império de São Pedro de Cambridge no Ontário

Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com

28 de Junho de 2009

 

A Organização Portuguesa Micaelense de Caridade de Cambridge, realizou a 37ª festa do Divino Espírito Santo - Império de S. Pedro, com uma semana de festejos como  preparação para o evento a começar no passado domingo, dia 28 de Junho. O programa iniciou-se com a apresentação do gado, no Oriental Sports Club, com cantigas ao desafio e desgarradas por Arménio Cordeiro e João Pereira e teve a actuação do Grupo Folclórico de Kitchener e também arrematações. Para finalizar a tarde foram servidas as iguarias a todos os presentes, conforme manda a tradição em festa do género. Na quinta-feira, 2 de Julho, houve distribuição das pensões aos criadores em Harriston, Arthur e Hamilton. Já na sexta-feira dia 3, houve lugar à recolha do pão, da carne, da massa e do vinho para o clube português de Cambridge, e durante a tarde teve lugar a benção seguida da Ceia dos Criadores que se prolongou até tarde da noite.

Uma réplica da Corôa do Espírito Santo

No sábado dia 4, foi tempo para distribuir o restante das pensões e servir o almoço do mordomo aos convidados. A atracção artística ficou a cargo do brasileiro, Marcelo Neves e suas bailarinas, que se deslocaram de Toronto especialmente para a ocasião. Para fechar o grandioso serão, o conjunto ''Tropical 2000'' subiu ao palco para cantar e encantar o público presente. No domingo dia 5, o sol raioul mas, a temperatura amena, foi benéfica para a realização do cortejo da coroação até à igreja de N.S. Fátima em Cambridge, acompanhado pelas bandas de música, Lira Portuguesa de Brampton e Banda Portuguesa de Hamilton, onde foi celebrada a missa e a benção das coroas. Ao início da tarde no salão do Clube Português de Cambridge foi servida a tradicional carne guisada ás pessoas da terceira idade. Logo após a missa, todas as Irmandades convidadas seguiram em direcção ao Clube Português, tendo sido formado novo cortejo com destino á Capela do recinto e nela se incorporaram: Irmandade do Divino Espírito Santo - N. S. Rosário de Scarborough; Organização Portuguesa do Divino Espírito Santo da cidade de Guelph; Irmandades do Divino Espírito Santo de Santa Maria de Hamilton, Brantford e Kitchener; Açores, Sociedade do Divino Espírito Santo - Império de S. João; Clube Português de Cambridge; Oriental Sports Club-Império das Crianças; Império Mariense e Picoense do Divino Espírito Santo e Organização Portuguesa Micaelense de Caridade e as filarmónicas de Hamilton e Brampton.

O Estandarte da Irmanda do Espírito Santo de Santa Maria

João de Deus Raposo, presidente da organização Micaelense há 29 anos, foi o encarregado da apresentação tendo dado destaque especial aos convidados governamentais locais como, Jerry Martinuck, MPP Cambridge; Graça Câmara, representante do MPP Federal e, o chefe de polícia da Região de Waterloo, Frank Monteiro, que se pronunciaram logo após o entoar dos Hinos do Canadá e de Portugal, que foram interpretados pelas bandas filarmónicas presentes, acima referidas.

Os Mordomos Ilda e Dinis da Silva

Os Mordomos Ilda e Dinis da Silva, foram os responsáveis por soltar os ''pombos''. Com a coroa nas mãos ao som do hino do Divino Espírito Santo, tocado pela Banda Portuguesa de Hamilton, os mordomos seguiram á frente dos cozinheiros para os agradecimentos. Após as cerimónias foi a vez das Entidades e Irmandades e de todos os presentes de darem entrada no salão onde foi servido o tradicional jantar e no cardápio se incluía a carne guisada acompanhada de batatas á moda de São Miguel, massa sovada, vinho e refrescos. Durante a tarde houve a actuação da Banda de Hamilton, seguindo-se as arrematações e de seguida exibiu-se o Grupo Folclórico ''Os Leões'' de Kitchener e posteriormente actuou a jovem cantora Ashley de Sousa e o conjunto musical, Tropical 2000 a fechar o espectáculo. Para finalizar a grande festa, houve o sorteio das ''Domingas'' e a nomeação dos novos ''Mordomos'' para o próximo ano de 2010, acompanhados de cantares tradicionais. Recorda-se que Roberto Barbosa foi o primeiro mordomo a iniciar os festejos do Império de São Pedro no ano de 1972/73. O nosso agradecimento ao mordomo Dinis da Silva e ao presidente da organização micaelense, João de Deus Raposo. Bem Hajam!

A Exibição do Grupo Folclórico ''Os Leões'' de Kitchener

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Divino

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007